Institucional

O município de Bombinhas foi criado em 30 de Março de 1992, tendo sido desmembrado do Município de Porto Belo e sendo constituído pela área territorial do então Distrito de Bombinhas. É o menor município de Santa Catarina, com uma Área de 34,5 km².

A história da sua colonização indica que os açorianos que para cá vieram fundaram, em 1817, a Vila de Nova Ericeira, hoje Município de Porto Belo.

Durante a década de 60 algumas pessoas começaram a encantar-se com as belezas naturais do Município de Bombinhas. O primeiro turista foi Leopoldo Zarling, que para cá vinha em busca de paz para a realização de pescaria, ele construiu a primeira casa de veraneio (Praia da Sepultura), sendo seguido pelos Padres Salesianos, que em 1967construíram a Casa de Retiros (Praia do Ingleses).

O primeiro loteamento foi feito por Leopoldo Zarling, na localidade então denominada Praia Grande, hoje Praia de Bombas. Bombinhas é composta por 39 belíssimas praias e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina.

Entre as 39 praias, 19 são preservadas, 10 com pouca ocupação, 10 urbanizadas. A região Mariscal, perto de Bombinhas, é uma praia ainda preservada. A vegetação nativa, chamada restinga, se estende pelos 4 km de areia.

Existem muitas crenças e lendas regionais que enriquecem o folclore local e aguçam a curiosidade tanto dos visitantes, quanto da própria comunidade.  Por isso visitar Bombinhas e escolher a Morada do Pica Pau é a combinação perfeita para um Verão inesquecível.